segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Gosto, não se discute!



-Taxamos nosso gosto

Desde crianças e, talvez na barriga de nossa mãe, aprendemos a expressar nossos gostos taxando as coisas e as pessoas.
Provo um sabor e, se não gosto, saio dizendo que é ruim. Não digo que não me agradou. Digo: “Aquilo é horrível”.
É como se você não conhecesse alguém que estivesse num dia péssimo e introspectivo e saísse dizendo a todos que aquela pessoa é indiferente e fria.
Como julgamos!
Se você não gostou de algo, saiba que outra pessoa pode estar gostando. Se alguém não gosta do céu, uma outra pessoa e, quem sabe você, adora. Porque então queremos que o mundo abrace nosso gosto?
Veja o quanto você pode usar mal suas palavras ao pré-julgar alguém e até impedir que pessoas se conheçam com seu resumo pessoal e negativo.
É fato que ao amigo, queremos bem e podemos lhe prevenir diante de alguém ou algo que conhecemos, mas quem disse que fazemos isso apenas diante daquilo ou daqueles que conhecemos?
A mesma coisa acontece ao contrário. Você gosta de algo e diz a todos que aquilo é excelente, sendo que mais cabidamente, poderia dizer: “Eu gostei. Experimente você!”.
É assim com filmes, alimentos, pessoas, profissões, sentimentos, etc.
Quantas vezes assistimos a um excelente filme e nos lembramos de alguém nos ter dito que era muito fraco?

-Generalizamos nosso gosto

Você gosta de frutas?
Você gosta de rock?
Você odeia frutas!
Você odeia rock!
Você pode gostar de maçã e não ter afinidade com o sabor do abacate. Então você gosta de algumas frutas.
Você pode gostar de uma banda de rock, vindo a gostar e não gostar de outras. Dê-se a chance de conhecer elementos novos independente do rótulo a que diz ter repulsa.

-Temos pouco conhecimento

Podemos mudar toda uma concepção de postura e pensamento diante daquilo que passamos a conhecer.
Lembro-me de odiar matemática na infância. Mas de também evitar seus raciocínios. Encontrei um professor carismático que passava seus conhecimentos de forma muito prática à classe. A matemática chegou ao meu conhecimento e passou a ser minha matéria predileta.
Quantas vezes passamos a conhecer uma pessoa a qual julgamos negativamente por muito tempo e lhe dizemos: “Puxa! Como eu pensava diferente a respeito de você!”.
Antes de dizer que detesta algo ou alguém, conheça, e somente depois conclua sua afinidade.
Nossas razões para gostar e desgostar das coisas são diferentes e infinitamente diversas. Por isso, podemos abrir um leque de coisas que nos podem proporcionar felicidade e prazer, apenas saindo do lugar e buscando um pouco mais de conhecimento.
Gosto não se discute, mas julgue menos e conheça mais!
Afinal, uma pessoa que passa a gostar de mais coisas, encontra prazer em mais coisas também e, por isso, passa a ser mais feliz!

Victor Chaves